LIDÃO

Notícias que você viu e que você nunca viu

I Ciclo de Palestra trouxe gerentes de projetos mostrando o valor desse trabalho nas diversas áreas

Confira Dicas de gestão de um profissional que une informática e comunicação no seu dia-a-dia

Nos tempos de hoje, independentemente de qual ramo abraçar, o profissional que deseja crescer na carreira, empreender e ser competitivo no mercado, precisa imprimir conceitos e técnicas de gestão no seu cotidiano. Essa realidade foi evidenciada nas palavras do conferencista que fechou, nesta semana, o I Ciclo de Palestras com Gerentes de Projetos, promovido pela Faculdade Santa Maria – FSM, no Recife. O instrutor foi o gestor da Fábrica de Ideias, designer e professor Werbeth de Sousa, que oferece dicas, baseadas nesse debate, aos nossos leitores.

O evento, realizado de 30 de janeiro a 01 de fevereiro, a partir das 19h30, no auditório da instituição de ensino, apresentou como tema: Gerenciamento de Projetos, uma prática essencial às organizações. A programação, coordenada pelo professor Sidclay Bezerra, teve como um dos articuladores o professor Eduardo Neves, coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos, curso a ser ministrado na FSM em 2012 e com inscrições abertas.

Além do professor Werbeth de Sousa, foram convidados a exprimir seus pontos de vista à plateia, dois gestores, representantes do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação – SJCC. Foram eles, a gerente de projetos, responsável pelo Carnaval da TV Jornal 2012, Luciana Alves Campelo; e o tecnólogo das áreas de desenvolvimento, redes e help-desk, Lucio Poncioni, atuante no gerenciamento de projetos do SJCC.

Werbeth de Sousa é coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Design e Mídia Interativa, também com início previsto para 2012 e em fase de recepção de currículos dos alunos. O palestrante levou sua experiência em Sistemas de Informação, Jogos eletrônicos e administração de uma empresa de comunicação para discutir, com um público de graduandos e pós-graduandos, o que é necessário para ser um bom gestor.

PARA SER UM BOM GESTOR – Habituado a focar suas exposições, baseando-se na atualidade, trazendo, muitas vezes, questões inusitadas, Werbeth de Sousa demonstra que os conceitos de gestão vêm evoluindo e se tornando cruciais para o profissional de qualquer área. Para ele, o ato de gerir, deve levar em conta, não apenas a empresa ou o projeto, mas o planeta como um todo, as tecnologias, as mudanças de comportamento do ser humano e as áreas que estão surgindo como demanda da nova realidade.

GOVERNANÇA CORPORATIVA – Quem pretende dirigir uma empresa precisa conhecer a importância da Governança Corporativa, conjunto de princípios e regras seguidos por uma organização, visando a qualidade na gestão e a redução de riscos, a partir de uma série de controles. Criado com o intuito de administrar a relação entre os diversos públicos de uma corporação, buscando evitar conflitos de interesses, expandiu para um leque de procedimentos e técnicas fundamentados nos princípios da Igualdade, Transparência, Prestação de Contas e Responsabilidade Social. “Está comprovado que uma empresa eficaz e rígida nos seus controles, torna-se mais segura e, consequentemente, mais atrativa aos investidores”, afirma.

SUSTENTABILIDADE – “Uma empresa socialmente responsável também pode transmitir boa imagem e ser lucrativa. Há dois tipos de organização: a que realmente se preocupa com o planeta e as verdes única e exclusivamente por conta do lucro”, complementa. O professor mostra os ciclos que representam a relevância do planeta e das pessoas para a economia. “Em primeiro lugar, vem os interesses da mesma; em segundo, as questões ambientais ; e, por último, as pessoas. Mas a ordem deveria ser: planeta, seres humanos e economia, afinal, o homem necessita da natureza para sobreviver”.

LIDERANÇA – Tudo está interligado. Daí, os conceitos de Sistemas Cooperativos estarem tão em evidência. A coordenação necessita da comunicação e da cooperação, e vice-versa. A triangulação precisa existir, tendo cada conceito o seu devido peso, para os projetos acontecerem. Outro conceito a ser frisado deve ser o de liderança, neste embutidos os valores da comunicação, coerência (no sentido de ajuste às necessidades), organização (no sentido de cuidar da estrutura), conhecimento,  acompanhamento e motivação.

Ligando os valores de um líder à nova realidade, ele cita um caso relacionado à indústria de jogos eletrônicos, que, em 2005, era a quinta mais lucrativa do mundo. Hoje alcança o primeiro lugar no mercado, tendo uma das maiores empresas, a Activision Blizzard, faturado apenas em 16 dias, US$ 1 bilhão, com o lançamento do jogo Call of Duty: Modern Warfare 3, em novembro 2011.

O especialista chama a atenção para a contratação de uma profissional brasileira pela empresa Google. Esta foi selecionada principalmente por um motivo: sua habilidade em coordenar mais de 20 pessoas em um Massive Multiplayer Online Role-Playing Game – MMORPG, da Blizzard. “Quem possui experiência em jogo de RPG online, como World Of Warcraft, sabe que, para avançar, é preciso ser um bom líder. Esses valores são indispensáveis, por exemplo, na formação de uma equipe para matar os monstros chefes de fase. O bom líder conhece as necessidades; mede os riscos; avalia o potencial de cada jogador, com base nos resultados; sabe se comunicar, motivar; define as estratégias etc.”

BOAS IDEIAS – O trabalho do gestor parte de algo que direciona toda a implementação do projeto: a ideia. É necessário criar o ambiente propício à criatividade. O professor lembra o conceito de ócio criativo, de Domenico de Masi, que defende a descontração como provedor da melhoria da produtividade. Encerra com uma dica valiosa de como nascem as boas ideias. “A mente conectada é o campo das boas ideias, as quais se formam a partir da união de descobertas, questionamentos, criações de várias pessoas, em tempos não simultâneos. Uma boa criação não nasce sozinha e leva um tempo para receber acréscimos, aprimoramentos, com base em diferentes experiências até se transformar num invento importante para a sociedade”.

Cursos FSM, com inscrições abertas:

MBA em Gerenciamento de Projetos

Pós-Graduação em Design e Mídia Interativa

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*