LIDÃO

Notícias que você viu e que você nunca viu

Desvendando um pouco da essência do mundo fotográfico

I Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia reúne nomes de referência para discutir as mais variadas faces desse assunto

 

Uma das artes que mais se perpetua no gosto popular, sendo, muitas vezes, estimulada pelo avanço da tecnologia, a Fotografia possui seus mistérios, aspectos filosóficos, históricos, técnicas apuradas, construídas ao longo de séculos. Mesmo antes de Cristo já se ouvia falar no fenômeno da produção de imagens pela passagem da luz através de um orifício. O pensar fotográfico conduziu o homem para além de um simples registro de um momento; para um meio de comunicação, a expressão de um sentimento, um rico acervo científico crucial ao estudo da humanidade, do universo, da História. Para proporcionar uma visão crítica e um olhar contemporâneo acerca desse contexto, de 17 a 19 de maio, o Museu da Imagem e do Som – MIS, e o Estúdio Madalena reúnem em São Paulo significativos representantes dessa vertente cultural. Estamos falando do I Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia.

O evento possui em sua programação nomes, como Boris Kossoy (USP/SP), Fernando de Tacca (Revista online Studium), Juan Esteves (Fotografe Melhor), Simonetta Persichetti (Estadão), Thyago Nogueira (Zum) e muitos outros. É composto por seis mesas de discussão com convidados; dois workshops, para os quais já houve prévia seleção; e seis apresentações de textos inscritos por meio de convocatória. Pessoas de várias partes do país e da América Latina estarão presentes. Ainda há possibilidade de participar, como ouvinte, das mesas e apresentações avulsas. Basta retirar seu ingresso, na recepção do MIS, uma hora antes da atividade a ser acompanhada.

Mais informações: http://www.calendariocultural.com.br/pensamentoereflexao

A curadoria é de Georgia Quintas e Alexandre Belém

http://www.olhave.com.br/blog/

A fotografia sequencial de Eadweard Muybridge

Para se ter uma noção de como o pensar a fotografia pode se traduzir em descobertas fantásticas, confira gif animado inspirado num dos conhecidos trabalhos do pai da fotografia sequencial, Eadweard Muybridge. O especialista instalou 24 câmeras em intervalos regulares ao longo de uma pista de corrida e ligou, a cada máquina, fios que atravessaram a pista. Com a passagem do cavalo, os fios eram rompidos, ocasionando o disparo sucessivo dos obturadores. O resultado, a produção de 24 poses consecutivas,  tornou possível uma representação do movimento destes. Sua pesquisa foi considerada um marco para o desenvolvimento das técnicas do cinema de animação.

2 thoughts on “Desvendando um pouco da essência do mundo fotográfico”

  1. Maria Brígida Alves Vieira disse:

    Luciana Andréa, brilhante! Além de focar, um tema deveras interessante…Acrescentou, brilho próprio (sem ser redundante. Informação/Ilustração # Perfeitos!*

  2. luciana disse:

    puxa, q comentário tão especial!!! fico feliz!!! obrigada, Maria Brígida!!! <3

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*