LIDÃO

Notícias que você viu e que você nunca viu

Nina e o Tubarão: Uma história de gente da nossa terra para fazer a festa da criançada

Era uma vez, Nina, uma garota linda, esperta, de longos cabelos. Ela morava no arquipélago Fernando de Noronha, paraíso natural do estado de Pernambuco. Um dia, quando ainda era muito pequena, conheceu uma moça, a quem chamava “tia” Cláudia. Nina adorava ouvir as histórias contadas por “tia” Cláudia, inspirada no ambiente habitado pela menina, repleto de belezas, mistérios e vidas marinhas. Às vezes, a moça utilizava desenhos, que faziam tudo ficar ainda mais divertido. Essa história é real e dessa amizade surgiu um belo projeto, o qual transportou, para o papel reciclado, os relatos que alegravam a infância dessa pequena. Um dos livros surgidos dessa iniciativa, “Nina e o Tubarão” foi lançado nesta quarta-feira, 10 de outubro, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, no Recife. A programação terá continuidade dia 16 de outubro, em Noronha, no Museu dos Tubarões.

Com o livro “Nina e o Tubarão”, a jornalista da Rede Globo Nordeste e escritora Cláudia Prosini, “espera ajudar as pessoas a entenderem que nem tudo é o que parece”. Afirma ser a preservação da natureza “o melhor caminho para um mundo melhor”. Numa literatura de ficção infantojuvenil, Claúdia desfaz o mito de que todos os tubarões sempre são perigosos, oferecendo um alerta de como lidar com eles. Ensinando a respeitar o meio ambiente, traz informações sobre as espécies desse tipo de animal, suas características, quais atacam humanos e por que o fazem. Tudo apresentado de um modo leve e descontraído.

A clareza dos escritos de Cláudia e sua criatividade de gerar um enredo envolvente se completam com o colorido e a fidelidade dos traços do ilustrador Thiago Lyra, que nos levam fácil ao mundo de Nina. “Gosto muito do lugar. Eu conheci a garota, desde quando era pequena, mesmo antes do lançamento do primeiro livro, ‘Nina e a Tartaruga’. Ela sempre foi assim, alegre, com esse cabelão”, disse o artista, que ficou hospedado na casa do pai dela, Leonardo Veras, curador do Museu dos Tubarões de Fernando de Noronha. A protagonista das histórias se chama Nina Veras, hoje com 15 anos.

O simpático trio, Cláudia, Thiago e Nina, esteve presente na noite de autógrafos no Cabanga, no Recife. O evento também teve a participação da atriz Elka Melo, que contou as aventuras de Nina para a garotada que prestigiou a programação, apresentando, inclusive, algumas personagens, num cenário ambientado no universo marinho. Uma boa pedida para fazer a diversão desse público o qual tem este mês de outubro dedicado a ele e de quem possui esse espírito, independentemente da faixa etária.

 

Serviço
Livro: Nina e o Tubarão
Autora: Cláudia Prosini
Ilustrador: Thiago Lyra

Agenda de Lançamento
Recife: 10 de outubro 2012
Fernando de Noronha: 16 de outubro 2012

Onde comprar
Por enquanto pelo e-mail
ninaeotubarao@gmail.com
Em breve, nas livrarias

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*