LIDÃO

Notícias que você viu e que você nunca viu

Da Copa à cozinha. Literatura e Paixão pelo Futebol

Literatura e Futebol
Menu Literário de hoje vai fazer o elo entre essas duas práticas, trazendo craques na arte de escrever e discutir o esporte

Literatura e Futebol

O que diria hoje o maior cronista de futebol de toda a História? Nos tempos do conflito “Vai ter Copa/Não vai ter Copa”. O brasileiro se sabe talentoso nas quatro linhas? Ama Neymar ou Messi? Quer ser hexa ou torce para a seleção perder e virem à tona os problemas políticos esquecidos em dia de euforia verde e amarela? Futebol é paixão, já dizia Nelson Rodrigues. Segundo ele, “o triunfo na Suécia, em 58, foi para nós tão importante como a Primeira Missa. Começava o Brasil”. O esporte deu ao nosso povo a elevação da autoestima. Passamos a ser clamados como bons, ou quem sabe, os melhores em alguma coisa. É essa religião que move milhões de brasileiros, e registre-se entre eles muitos politizados, intelectuais, apreciadores de arte e que também torcem por um país melhor.

Como em Copa do Mundo, a maioria veste a camisa 12 e ao mesmo tempo ganha ares de treinador, a pedida hoje é “trocar figurinhas” com os amigos e com feras na arte de palpitar sobre o assunto. O Yellow Gastro Pub oferece o “Menu Literário”, projeto que traz um bate-papo com gente interessante, ao passo que disponibiliza um cardápio regado a delícias inspiradas nos tópicos da conversa. A partir das 20h, o tema será “Da Copa à cozinha. Literatura e Paixão pelo Futebol”. Dentre os convidados para a mesa redonda, Lucas Fitipaldi, Humberto Santos, Rodolfo Bourbon, Inácio França, Gerrá Lima e Jesus Tricolor.

Na ocasião, haverá o relançamento e leituras dos livros “A Trilogia das Cores – Seleção das melhores crônicas do Blog do Santinha”, este organizado pelos jornalistas Samarone Lima, Inácio França e Gerrá Lima. O cinema se fará presente com a exibição do curta “Em nome do pai, do filho e do espírito santa”, de Lucas Fitipaldi. O jornalismo estará ainda representado por Humberto Santos, editor executivo do Diario de Pernambuco, que durante dez anos fez a cobertura dos clubes pernambucanos; Rodolfo Bourbon, editor do AquiPE; e Georgia Alves, jornalista, escritora e curadora do evento. Fechando o círculo de conversas, não poderia faltar a irreverência dos apaixonados que vibram nas arquibancadas, impulsionam o time de coração e também levam discussões políticas aos gramados, como o torcedor-símbolo do Santa Cruz, Jesus Tricolor.

“A ideia é entender bem o casamento Futebol & Literatura. E a medida do amor pela seleção canarinha e o futebol do clube do coração de cada um. No cardápio afetivo, criações da Chef Juliana Coelho e do craft bartender Júnior Wm merecem destaque. Entre elas, menu sob medida para quem quer falar sobre tal esporte sem pausa: Cocktail com leite e sanduba gourmet à base de mortadela, numa clara homenagem a Nelson Rodrigues. Afinal, ninguém mais apaixonado por Literatura e Futebol que o cronista de ‘A vida como ela é’”, declara Georgia Alves.

SERVIÇO

Projeto “Menu Literário”

Mesa Redonda: “Da Copa à cozinha. Literatura e Paixão pelo Futebol”

Relançamento e leituras dos livros “A Trilogia das Cores – Seleção das melhores crônicas do Blog do Santinha”

Quando: Quinta (26), 20h
Onde: Yellow Gastro Pub
Rua Conselheiro Nabuco 190, Casa Amarela
Preço do livro: R$ 40,00.

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*