LIDÃO

Notícias que você viu e que você nunca viu

Menu Literário: Mulheres e Ideias

Geórgia Alves
Projeto do Yellow Gastro Pub fala sobre as conquistas femininas, com o pensamento de representantes de diferentes áreas do conhecimento

capaLivro

Da condição de comandada pelos princípios patriarcais, sujeita a injustiças sociais de toda a ordem, a Mulher, principalmente, a partir do Século XX, passa a ser protagonista da sua História. O Projeto Menu Literário, do Yellow Gastro Pub, desta quinta-feira, 31 de julho, às 19h, será dedicado a este gênero, abordando suas conquistas e contribuição para a evolução da sociedade. Com o tema Mulheres e Ideias, traz o pensamento da cineasta Cynthia Falcão; a psicanalista Ivanise Ribeiro; a deputada federal Luciana Santos; e a cineasta e escritora Geórgia Alves, sob mediação da jornalista Luciana Andréa Freitas. Na ocasião, haverá o relançamento do livro “Trança”, de Flávia Suassuna. Além de exibição de filmes dirigidos pelas convidadas da referida mesa redonda.

Luciana Andréa Freitas

Luciana Andréa Freitas

 

Geórgia Alves

Geórgia Alves

Simone de Beauvoir, em 1949, na abertura do clássico “O segundo sexo”, afirmou: “tudo o que os homens escreveram sobre as mulheres deve ser suspeito, pois eles são, a um tempo, juiz e parte”. A Literatura foi um dos importantes eixos em que as mudanças aconteceram. A presença feminina na produção e na crítica literária faz despertar para uma conscientização acerca da opressão existente e para um combate às desigualdades. O “segundo sexo”, com maior acesso ao conhecimento e entendendo melhor o seu universo e o seu valor, ganha as mais diversas áreas, participando ativamente de grandes avanços para a humanidade.

Cynthia Falcão

Cynthia Falcão

Luciana Santos

Luciana Santos

O Projeto Menu Literário, que acontece todas as últimas quintas-feiras de cada mês, apresenta sempre um tema a ser explorado por vários ângulos, tendo como eixo principal a Literatura. As convidadas partirão, portanto, do ponto de vista literário para as suas áreas de atuação, enfocando a Mulher e tais avanços. O cardápio, geralmente inspirado em algo da programação, vem ao sabor da poesia de Flávia Suassuna. A arte gastronômica fica por conta do craft bartender Júnior Wm e da chef Juliana Coelho.

SERVIÇO

Projeto “Menu Literário”

Mesa Redonda: “Mulheres e Ideias”

Relançamento do livro “Trança”, de Flávia Suassuna

Exibição dos filmes “Berenice” (Cynthia Falcão) e “Grace” (Geórgia Alves), do Projeto Olhares sobre Lilith.

Quando: Quinta (31), 19h
Onde: Yellow Gastro Pub
Rua Conselheiro Nabuco 190, Casa Amarela

Ivanize Ribeiro

Ivanise Ribeiro

Flávia Suassuna

Flávia Suassuna