LIDÃO

Notícias que você viu e que você nunca viu

Vem sentir a embriaguez do Frevo no Carnaval de Pernambuco

Galo_da_Madrugada

Programação oficial de Olinda e Recife, eventos divulgados pelos artistas e curiosidades da festa momesca

 

 

Galo_da_MadrugadaDois mil e quinze está sendo o ano do Carnaval conectado, com a tecnologia expandindo as opções de interatividade e o Recife com vários pontos de wifi, facilitando a navegação na Internet nos focos de animação. De um lado, as comemorações acompanham as últimas tendências; De outro, e, na mesma sintonia, as raízes pernambucanas estão bastante ressaltadas. O Frevo, essa personalidade de 108 anos, completados em 09 de fevereiro último, destaca-se como o Senhor da festa. Está diretamente ligado tanto a homenageados das cidades irmãs, quanto ao tema do maior bloco do mundo, que desfila amanhã pelas ruas da Capital, o “Galo da Madrugada”.

 

Um dos homenageados do Recife é o Maestro Spok, que tem contribuído para manter viva a cultura recifense, defendendo o referido gênero, com renovação, inclusive no exterior. O outro é o Clube de Frevo “Bola de Ouro”, o qual celebra seu centenário em 2015. O “Galo da Madrugada” faz reverência ao compositor Carlos Fernando, mentor do Projeto Asas da América, responsável por popularizar e modernizar o frevo no Brasil inteiro. Já a “Marim dos Caetés” vem “Vestida de Sol”, lembrando a primeira peça do escritor paraibano e pernambucano de coração, Ariano Suassuna. Dentre os demais homenageados de Olinda, ao todo são oito, merecem evidência dois baluartes do nosso Carnaval. São eles: Maestro Duda, músico há 70 anos e também envolvido no Asas da América e o intérprete Cladionor Germano, que iniciou carreira desde 1947, tendo gravado 132 canções de Capiba.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DE OLINDA E RECIFE

O Carnaval do Recife promete 63 polos de animação, totalizando mil apresentações. A abertura oficial ocorre hoje (13.02.2015), no Marco Zero, com o tradicional show de Naná Vasconcelos e seus batuqueiros, acompanhando a cantora Fafá de Belém. O homenageado Spok reunirá pessoas que fizeram e fazem parte da sua carreira musical. Subirão ao palco além de vários maestros, artistas, como Almir Rouche, Alceu Valença, Antonio Nóbrega, Elba Ramalho, Edu Lobo, Geraldo Azevedo, Fagner, Nena Queiroga e a Banda de Pau e Corda, da qual Spok foi integrante.

 

A abertura oficial do Carnaval de Olinda aconteceu ontem (12.02.2015). Estão previstas mais de 500 atrações, em nove polos espalhados pela cidade. Na grade de shows, Maestro Duda, Alceu Valença, Mundo Livre S/A, Naná Vasconcelos, Quinteto Violado, Fafá de Belém, Patusco e muitos outros artistas.

Programação oficial Recife

Programação oficial Olinda

O GALO DA MADRUGADA

O Clube de Máscaras sai às ruas amanhã (14.02.2015), às 9h, partindo da Travessa do Forte, no Recife, trazendo 30 trios elétricos com artistas regionais e nacionais, esperando mais de 2,5 milhões de pessoas para cair na folia. Serão mais de nove horas ininterruptas de alegria, num trajeto de seis quilômetros, que terminará na Rua do Sol. Este ano, o bloco terá seis carros alegóricos, dois a mais que em 2014. No carro abre-alas, o Galo surge bem diferente, articulado, movimentando a cabeça e asas. A grande alegoria montada na Ponte Duarte Coelho, com 27 m de altura, além de cantar o frevo “Vassourinhas”, vai executar o passo do parafuso em giros de 360 graus.

Trios e atrações do Galo

Roteiro do Galo

OUTRAS CURIOSIDADES DO CARNAVAL PERNAMBUCANO

40 ANOS DE “NINGUÉM SEGURA O SPORT”

Em 2015, o músico, cantor e compositor Rogério Andrade será o homenageado do “Bloco Torcida do Sport Bom Jardim”, na terça de Carnaval (17.02.2015), pelos 40 anos de sua música, hino de um dos maiores clubes do futebol pernambucano. Vencedor do 1º Frevança, festival de músicas carnavalescas promovido pela TV Globo e Fundação de Cultura da Cidade do Recife, em 1979, com o frevo de rua “Carnaval em Bom Jardim, este artista é autor de inúmeros sucessos. Dentre eles, está o frevo-canção “Ninguém Segura o Sport”, sempre tocado na Ilha e entoado pela torcida rubro-negra. Rogério deu entrevista à TV JC sobre o assunto. Confira.

CASAMENTO NO GALO

Um dos momentos mais marcantes do Carnaval de Pernambuco será o casamento do cantor Nonô Germano, que contará com 2,5 milhões de convidados. O artista, que está completando 30 anos de carreira, trocará as alianças com a noiva Daniele Freire em cima do trio elétrico, em pleno Galo da Madrugada.

MACIEL GRAVA FREVO

Outra surpresa do Carnaval de 2015 é o cantor e compositor Maciel Melo. Conhecido principalmente pelos grandes sucessos executados nos festejos juninos, ele gravou o primeiro CD de frevo “Perfume de Carnaval”. O álbum homenageia Carlos Fernando, com letras de Maciel Melo e melodia de Geraldo Azevedo, Spok, Cesar Michiles, Braulio Araújo e Ananias Jr. O trabalho também conta com arranjos de Maestro Duda e Maestro Chiquito. Uma das músicas mais curiosas remete a um dos comerciais de alta repercussão no Estado, criado para promover uma das lojas mais tradicionais da Região, as Casas Zé Araújo.

Clip Davanira, música de Maciel Melo e Ananias Jr.

FLORES PARA CLARICE

E pra completar o saudosismo, o Bloco das Flores, o mais antigo das agremiações líricas, fundado em 1920, faz homenagem a Clarice Lispector, escritora ucraniana, que também se declarava pernambucana e de importante papel na Literatura Brasileira. A autora de mais de 20 livros, dentre romances e contos, além de artigos publicados nos jornais, completaria, em dezembro de 2015, 95 anos de nascimento, mesma idade do bloco.

Clarice passou a infância em um sobrado na Rua do Aragão em frente à praça Maciel Pinheiro, centro do Carnaval da cidade, de onde podia assistir à passagem dos foliões e encontrou inspiração para seu conto “Restos de Carnaval”. O hino do bloco este ano será “Flores para Clarice”, da autoria de Kátia Calheiros e Pandora Calheiros, esta última uma menina de 10 anos. As pastorinhas desfilarão com figurinos assinados pela estilista Carmem Alves, vestidas de rosa, como a fantasia da história narrada pela escritora.

Restos de Carnaval

REDES SOCIAIS

Acompanhe também as programações que os artistas estão disponibilizando nas redes sociais
Alceu Valença
Alceu_Valenca
Andreia Luiza
Andreia_Luiza Andreia_Luiza_B
Antúlio Madureira
Antulio_Madureira
Cristina Amaral
Cristina_Amaral
Irah Caldeira
Irah_Caldeira
Karynna Spinelli
Karynna_Spinelli
Maciel Melo
Maciel_Melo

One thought on “Vem sentir a embriaguez do Frevo no Carnaval de Pernambuco”

  1. Leonardo Chaves disse:

    Muito legal! Muito mesmo. Ah! Davanira, aquela do comercial, foi coisa de começos de minha adolescência. Eu confesso q na época não entendi de cara o nome da moça, Dalvanira… Alvanira…
    Esse é o Carnaval de Pernambuco, feito pelas pessoas, pela gente na rua que cria as mais originais fantasias que se possa imaginar.
    Eu não sou nenhum radical, acho que, em certa dose, não é negativa a vinda de artistas de outros estados, gringos, de outros gêneros, como já teve o Manu Chao e outros por aqui. Desde que eles consigam se incorporar ao espírito do carnaval de Pernambuco.
    Acho, sem ser xenófobo nem bairrista, mas um pouquinho sendo… rs! Q temos a nossa maneira de fazer Carnaval e isso tem que ser respeitada. As inovações vem vindo e acabam sendo inevitáveis mesmo, mas a essência não pode ser violada.
    Adorei os outros conteúdos tb e vou me juntar à fanpage e favoritar o blog. Surpresa muito grata poder ver num daqueles grupos de divulgação o link e ter vindo para aqui. Parabéns pelo trabalho!

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*