LIDÃO

Notícias que você viu e que você nunca viu

Livros inéditos em primeira mão no Noites Cartomantes

escritores

escritores

Uma iniciativa que permite ao público conhecer em primeira mão novos projetos da Literatura nordestina. Essa é a ideia do “Projeto Noites Cartomantes”, que vem sendo realizado pela Mariposa Cartonera, uma editora de livros artesanais. A cada “Noite”, três autores são escolhidos, a fim de se apresentarem, lendo textos inéditos integrantes das próximas obras que serão lançadas pelos mesmos. As leituras são finalizadas com a previsão de tarô para alguns sorteados da plateia.

Conforme o coordenador do Projeto e editor do Mariposa Cartonera, Wellington de Melo, o evento teve sua terceira versão, em 2014, acontecendo geralmente nas segundas quintas do mês. “Está previsto para voltar em março de 2015, com a possibilidade de ser realizado mensalmente”, complementou. O Lidão acompanhou uma das edições do Projeto, ocorrida na Galeria Café Castro Alves. Nesta, os convidados especiais foram Raimundo Carrero, que leu “O Senhor Agora vai Mudar de Corpo”; Gerusa Leal, com “Fardos”; e Sidney Rocha, com “Claro- escuro”. Confira vídeo sobre o assunto.

Crowdfunding – Visando contribuir com o acesso à Literatura de um modo sustentável, a Mariposa Cartonera está com uma campanha de financiamento pela Internet. O apoio, que pode ser fornecido pelo público, por meio do site Kickante , é para viabilizar a Edição Especial, composta de 10 títulos de autores contemporâneos brasileiros, confeccionada com material reciclável. A edição será produzida pelo Mariposa, mas será manufaturada de forma colaborativa com várias editoras cartoneras de Pernambuco, envolvendo uma cadeia de artesãos, catadores e escritores.

O financiamento custeará a produção dos livros, a qual inclui a coleta do papelão, reutilizado nas capas; corte; pintura; e costura, além dos direitos autorais e despesas com transporte e logística. A Literatura se tornará mais acessível, uma vez que os títulos serão comercializados com valores de baixo custo, entre R$ 10,00 a R$ 15,00. Quem participar da campanha virtual poderá, dependendo do valor doado, receber obras de sua escolha dentre as da referida edição, dispondo de capas personalizadas e autografadas. As doações poderão ser feitas até amanhã (19 de março 2015).

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*