LIDÃO

Notícias que você viu e que você nunca viu

O Lidão

logoLidaoCorO Lidão é um blog que estará apresentando notícias das mais diferentes mídias, bem como reportagens e entrevistas exclusivas elaboradas por uma jornalista. Tem uma proposta de apoiar o jornalismo profissional, sendo uma vitrine para boas matérias e artigos; e trazendo conteúdos que interessam os estudantes e profissionais de comunicação, com dicas e posts a serem compartilhados em redes sociais. Como também visa dialogar com a sociedade como um todo, incluindo conteúdos voltados para o público em geral.

A iniciativa busca resgatar os princípios do verdadeiro jornalismo, aquele construído ao longo de décadas em épocas com menos recursos tecnológicos, mas que esbanjava coragem, ousadia e preocupação com a boa escrita. Aquele que formou bases sólidas depois de gerações e gerações terem aprendido com os seus erros e acertos, e foi repassado, por meio de técnicas e conceitos, para os profissionais de hoje, seja por anos dedicados às redações, seja por longo período destinado à formação acadêmica.

Esse blog nasce justamente numa época em que pessoas questionam se é preciso estudar para ser jornalista. Resolve existir num momento em que surgem as mais diversas mídias descompromissadas com a função social da comunicação, a qual se configura no ato de educar e de permitir o acesso à informação, tendo comprometimento com a verdade. Num período no qual se vê muito profissional formado e/ou com experiência em meios de comunicação sem perspectiva no ofício, enquanto pessoas que não possuem o seu conhecimento ocupam seus lugares. Por isso, estará destacando matérias publicadas em veículos já consagrados, como também divulgando escritos, fotos, ilustrações etc. de quem não está na grande mídia, mas possui uma história na comunicação. Além de gerar o que o jornalista mais gosta: pauta, muita pauta.

O mundo gira, todo mundo faz mídia e isso, se realizado de forma ética, responsável e criativa, pode gerar conhecimento. O Lidão é uma tentativa de dar espaço ao jornalista, ao mesmo tempo unindo-se aos artistas, educadores, escritores e profissionais das mais diversas áreas. O blog busca promover esse encontro com o intuito de valorizar a disseminação da cultura, do conhecimento e contribuir para a evolução da sociedade. Há ênfase em Pernambuco, por estarmos situados nessa localização.